terça-feira, 10 de julho de 2012

Transtorno Bipolar

                Hoje vou falar sobre um transtorno psiquiátrico que vem ganhando cada vez mais atenção, mas muitas vezes de forma equivocada. Espero que este artigo ajude a compreender melhor o que é o Transtorno Bipolar. 

                A chance de desenvolver Transtorno Bipolar ao longo da vida é de 1% e não há diferença entre homens e mulheres. O risco é bem menor do que para a Depressão (15%).


O que é Mania?
                Para entender o que é o Transtorno Bipolar (TB), primeiro é preciso conhecer o quadro chamado de Mania. Um episódio maníaco é praticamente o contrário de um episódio depressivo.

O paciente fica com o humor muito elevado, eufórico, incomumente bom, às vezes alternando com irritação excessiva – isto é percebido claramente por quem conhece o indivíduo, embora ele ache que está ótimo. A auto-estima também fica aumentada, levando a pessoa a fazer coisas que normalmente não faria, como escrever livros sobre assuntos que não domina ou conversar longamente com estranhos na rua.

O sono diminui muito e a energia aumenta, assim como a vontade de falar e a velocidade da fala, muitos dizem que os pensamentos correm. A maioria se envolve em diversas atividades, muitas vezes perigosas, por deixar de pensar nos riscos. Costuma haver um aumento da sociabilidade, da sexualidade, das compras (mesmo sem dinheiro para pagar), direção imprudente e vários outros comportamentos incomuns para a pessoa.

                Podem ocorrer sintomas psicóticos, como delírios de grandeza – por exemplo: crença de que é o presidente. Esta perda da realidade reverte totalmente com a melhora dos demais sintomas.

                Em um episódio maníaco, há um prejuízo muito importante nas atividades normais do indivíduo, sendo necessário afastamento das mesmas e, muitas vezes, internação hospitalar.

                O episódio Hipomaníaco é uma forma mais leve de mania, em que não ocorre tanto prejuízo para as atividades habituais do indivíduo.

                O episódio Misto é aquele em que ocorrem os sintomas de Mania e de Depressão juntos.       


O que é Transtorno Bipolar (TB)?
                O TB tipo I é aquele em que ocorrem um ou mais episódios Maníacos ou Mistos. É muito comum que também tenham ocorrido um ou mais episódios Depressivos (80-90% dos pacientes). 

                O TB tipo II é aquele em que ocorrem um ou mais episódios Depressivos e pelo menos um episódio Hipomaníaco.


O que causa o TB?
                Estudos genéticos feitos até o momento sugerem que parentes em primeiro grau de portadores do TB têm um risco quase 10 (dez) vezes maior do que a população geral de apresentar o transtorno. 

                Além da influência genética, estudam-se alterações na estrutura cerebral, nos neutransmissores (comunicação entre os neurônios), em processos inflamatórios do organismo e em fatores de estresse.


Como é feito o tratamento?
                Há diversos medicamentos disponíveis para o tratamento do Transtorno Bipolar. Todos buscam a estabilidade do humor: quando não se está nem deprimido, nem em mania ou hipomania. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião da autora do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.