sábado, 21 de abril de 2012

Ansiedade normal ou patológica?


Na psiquiatria, há uma série de transtornos relacionados a alterações da ansiedade. Entretanto, a ansiedade, o medo e a angústia nem sempre são doenças. São vivências humanas e fazem parte da experiência de todos nós. 

É importante fazer a distinção entre a ansiedade patológica e a normal, porque os transtornos de ansiedade causam diversos prejuízos à saúde e à qualidade de vida. Além disso, são altamente prevalentes ao longo da vida. Para as mulheres, a probabilidade de desenvolver algum tipo de transtorno de ansiedade é de 30% e para os homens, 19%.


Quando a ansiedade é normal?
A ansiedade é uma sensação desagradável de inquietação interna, agitação, geralmente relacionada a algo que vai acontecer e deixa a pessoa apreensiva. Ela é considerada um sinal de alerta normal, que permite ao indivíduo tomar as medidas necessárias para se proteger – contra dor, frustração, separação de entes queridos e outras ameaças percebidas. Geralmente, sensações físicas ocorrem junto, aumentando o desconforto – palpitações, falta de ar, tremores, tensão muscular, tonturas, diarréia, formigamentos, entre outros. 

A angústia é um sentimento mais forte. É um aperto ou pressão no peito, uma sensação de que a pessoa vai sufocar. Ela pode ser bem intensa e durar pouco tempo ou ser mais leve, porém constante. 

O medo costuma ser mais objetivo. Tem-se medo de alguma coisa, de uma ameaça conhecida. É um sentimento normal e que nos protege, precisamos ter medo do que é, de fato, perigoso. É patológico em casos como o das crises de pânico, em que o medo vem de de forma abrupta e muito intensa, porém de curta duração, mas sem causa específica. 


Quais são os transtornos de ansiedade?
Exemplos de transtornos de ansiedade conhecidos são: transtorno de pânico, fobia específica (medo de pegar avião ou entrar no elevador, por exemplo), fobia social, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e transtorno de ansiedade generalizada (TAG).


Devido à grande quantidade de transtornos de ansiedade, não vou fazer uma série de artigos sobre eles (como fiz sobre a Depressão). Inicialmente, vou escrever sobre o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) no próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião da autora do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.