segunda-feira, 2 de abril de 2012

Depressão: Diagnóstico e Tratamento



Há alguma outra coisa que pode se parecer com a depressão?

Sim. 

Doenças do organismo, que não são da mente, podem se manifestar como um quadro de depressão. Às vezes elas ocorrem juntas e as doenças do organismo agravam a depressão; o contrário também pode acontecer. 

Uso de certos medicamentos pode provocar depressão.

Outros problemas psiquiátricos podem parecer um quadro depressivo ou iniciar como tal (por exemplo, a bipolaridade).


                Se for diagnosticada a depressão, qual vai ser o tratamento?

                Os principais tipos de tratamento para a depressão são os medicamentos e as psicoterapias (estas não serão abordadas neste artigo). Somente o seu médico pode determinar qual é o tratamento mais adequado para você.

                O tratamento medicamentoso é indicado para a maior parte dos casos de depressão corretamente diagnosticada. Tanto os sintomas psicológicos quanto os biológicos da depressão melhoram com o uso correto das medicações. Como já falamos, uma vez iniciado o processo depressivo, apenas o tratamento adequado vai revertê-lo da melhor forma possível.

                A escolha do antidepressivo correto vai depender de vários fatores, como por exemplo: outras doenças que você tenha, alterações do sono, alterações do apetite, medicamentos que faça uso contínuo. 

                É importante saber que todo antidepressivo leva mais ou menos duas semanas para começar a funcionar. Nessas primeiras duas semanas, você pode sentir efeitos colaterais, que vão variar conforme o medicamento. Eles costumam ser leves e melhorar logo. Caso sejam fortes ou continuem depois destas duas semanas, converse com o seu médico para mais orientações, não interrompa o tratamento por conta própria. 

                A partir dessas duas semanas iniciais, você vai melhorar aos poucos, até voltar ao normal. O seu médico e sua família vão lhe ajudar nessa fase, para saber o que melhorou, quanto melhorou, quanto ainda falta para voltar a como era antes.

                Podem ser necessários ajustes na dose da sua medicação ou, até mesmo, troca por outro remédio se ele não fizer efeito. Isto é normal. O importante é que você sempre informe ao seu psiquiatra se não estiver sentindo melhora ou se algum efeito do remédio estiver lhe incomodando, para que ele possa lhe ajudar.

               
Por quanto tempo tenho que tomar a medicação?

Isto é variável. Primeiro, você e seu médico farão todos os ajustes de medicação necessários para que você fique bem novamente, como antes da depressão. 

Depois disso, seu médico vai lhe orientar de acordo com alguns fatores, como: se foi a primeira vez que você ficou deprimido ou se já teve depressão outras vezes (quantas?), se teve recaídas durante o tratamento, quanto tempo durou sua última depressão, entre outros.


Neste artigo, procurei explicar melhor algumas condições que devem ser diferenciadas da depressão para que seja feito o diagnóstico correto.  Seguindo o diagnóstico, o fundamental é tratar a depressão corretamente, prevenindo as graves consequências para a saúde e a vida da pessoa causadas por este transtorno.

Para compreender melhor, você pode ler os artigos anteriores desta série:
Primeira parte: Depressão: Sintomas
Segunda parte: Depressão: Causas e Recaídas

13 comentários:

  1. Gostaria que vc falasse sobre o uso de antidepressivos durante a gestação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pela leitura e por contribuir para o blog.

      Esta é uma questão que surge bastante no consultório, também. É um tópico bastante interessante.

      Sugestão anotada!

      Excluir
  2. A depressão crônica tem cura?O paciente pode ser obrigado a tomar medicação para o resto da vida, mesmo se sentindo bem?Ou só se sente bem por causa do remédio e as outras medidas:exercícios,alimentação,religião,apoio familiar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Willia!

      Obrigada pela leitura e por comentar no blog.

      Considera-se que a depressão é crônica quando os sintomas estão presentes por um período de 2 anos ou mais. Também é possível tratar este tipo de depressão, sim.

      Há pacientes específicos em que é necessário manter o tratamento por período prolongado, mas só uma avaliação criteriosa do paciente pode determinar se é o caso.

      Uma vida saudável, com alimentação adequada, higiene do sono e exercícios, além de suporte familiar e social, contribuem para o bem estar e equilíbrio psiquíco como um todo.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  3. Minha esposa decidiu sair de casa. Do dia pra noite disse que não me ama mais e que não ve mais futuro para nós. Voltou para casa da mãe e por mais esforço que eu faça, ela diz que nao sente nada mudar com relação ao sentimento dela por mim. No ultimo mês ela vem se sentindo triste, chorando a toa, nesse tempo q saiu de casa (2 semanas) disse que perdeu 4kg, dorme excessivamente... Ainda me atende no tel ou quando vou la, mas se eu pergunto se não mudou nada do sentimento dela por mim, ela diz que continua na mesma, apenas me ve como amigo agora.Quando pergunto se ela nao quer mesmo lutar pelo nosso casamento, ela diz que nao quer lutar por nada.... temos 6 anos juntos. Essa mudança repentina de sentimento pode ser causada pela depressão ou isso nao afeta o sentimento de amo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Seu comentário sugere que sua esposa não foi diagnosticada formalmente com depressão, mas você identificou sintomas sugestivos. O ideal é que, antes de qualquer outra coisa, seja feita uma consulta com profissional da confiança de vocês para verificar se é o caso ou não e receber orientações específicas.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  4. Olá Dra. Minha esposa teve depressão à pouco tempo, iniciou um tratamento mas parou em seguida. Agora ele teve uma recaída mas não queria tomar medicamentos por muitos motivos, até mesmo pelo ganho de peso que ele causa, o que a deixa pior. Tem algum outro tratamento, medicamento ou ela conseguiria se tratar sozinha? Outro ponto é que ela quer ficar um pouco isolada das pessoas, mas de mim não. Isto é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Existem diversos medicamentos disponíveis para o tratamento da depressão e nem todos provocam ganho de peso. Se este foi o único motivo que levou sua esposa a interromper o tratamento, costuma ser possível tentar outra medicação.

      O isolamento é um sintoma comum da depressão. Por vezes, o paciente mantém contato apenas com as pessoas mais próximas até obter melhora, quando volta a interagir com os outros gradualmente.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  5. Olá, estou num processo de tratamento contra depressão há mais ou menos 6 meses, e parece que estou tendo uma recaída, como identificar? Estou tomando somente um medicamento, paroxetina. Às vezes penso que faz parte do quadro ainda ter momentos de tristeza, passei por muitos problemas e um divórcio. Tenho medo de estar ficando mal de novo, comecei a me desinteressar pelas atividades normais, ter perda de apetite e vontade de ficar deitada na cama o dia todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O melhor a fazer é falar sobre o que está sentindo com o(a) profissional que está acompanhando seu tratamento. Com base no seu histórico de antes e durante o tratamento que tem feito, ele(a) poderá identidicar se está ocorrendo uma recaída ou não.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  6. A MENTE NÃO É SEPARADA DO ORGANISMO,TODA DOENÇA DA MENTE É UMA DOENÇA DO ORGANISMO

    ResponderExcluir
  7. Estou fazendo tratamento para a depressão há 03 meses...antes eu tomava 100mg de sertralina e 02 comp. De clonazepam de 2mg a noite mas isso não gerou efeito. Agora estou tomando donarem 100mg e fazendo o desmame da sertralina pra começar a tomar o venlift...eu to com medo de não melhorar...será q esse tempo já não seria suficiente pra eu ter melhorado? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Tive crise de pânico, seguida de depressão, há oito anos tomi citalopram. Sinto- me bem, mas não consegui me livrar da medicação. Cada vez que tentei, foi horrível a sensação, e acabo voltando. Como me livrar dessa dependência?

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião da autora do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.